domingo, 17 de junho de 2012

DOIS MODELOS DE CRÔNICAS SOBRE O LUGAR ONDE VIVO


1ª O lugar onde vivo

O lugar onde vivo não é dos melhores, mas sem querer ser dedo duro ou bajulador, confesso que já foi bem pior. É uma cidade localizada no semiárido baiano e tem, aproximadamente, 68 mil habitantes. Seu nome é Euclides da Cunha em homenagem ao escritor do livro “OS SERTÕES”. É um lugarzinho acolhedor e os moradores são hospitaleiros o que faz com que os visitantes sintam-se à vontade e com o desejo de retornarem outras vezes.
            Aqui não existe qualquer tipo de poluição industrial nem chuva ácida. E como poderia existir já que não há fábricas e nem chove? Já a poluição sonora é de estourar os tímpanos. Mas onde não há? Faz parte do chamado “mundo das propagandas” porque inventaram que ela é “amiga do negócio”. E aquelas caixas de som potentes instaladas nos carros, bares e lanchonetes? Durma com uma zoada dessas! Mesmo assim, ainda temos a oportunidade de admirar o jardim, as praças e avenidas a qualquer momento. Crianças, jovens e idosos utilizam esses espaços com segurança, conforto e comodidade desde que o som seja ambiente. As praças são importantes para a criançada brincar, e também para jovens e adultos praticarem esportes.
 Eu e meus amigos, por exemplo, sempre frequentamos o ginásio de esportes ou o campinho do bairro para jogarmos um baba. Mas só tem jogo, no dia em que o meu amigo leva a bola dele.  Nesses lugares ocorrem os encontros e reencontros onde todos compartilham o direito de serem livres e, assim, saírem da rotina e desfrutarem dos tão sonhados dias melhores.
Quanto aos festejos juninos, fazem parte da nossa cultura há várias décadas. Nesse período a cidade fica toda colorida com bandeirolas, fogos de artifícios e outras ornamentações; a maioria da população acende fogueiras (porque fazem parte da tradição) para comemorar o Dia de São João e tudo isso atrai multidões vindas das cidades vizinhas, da capital e de outros estados. A culinária, além de ser variada, é uma delícia. O povo dança no forródromo, nas ruas, bares e onde tiver um som, mesmo que seja mecânico e, ainda que exausto, continua nesse movimento frenético que dura até o sol raiar. É nesse período onde rico e pobre se misturam assumindo a condição de sertanejo “caipira”.
Mas há algum tempo atrás, a cidade não era bonita e a vida dos moradores era muito sofrida. Cresci ouvindo meus pais e meus avós falando como se formou a cidade, o modo de vida da população, as dificuldades enfrentadas quando alguém precisava se locomover para outras localidades, os meios de transportes que eram utilizados na época, energia e distribuição de água que eram fornecidas somente para os moradores do centro da cidade. Através desses relatos percebo que as coisas estão mudando e que todos estão mais felizes.
Em minha memória estão registradas também algumas lembranças de um passado não muito distante, quando eu andava pelas ruas e via a cidade abandonada. Hoje, vejo canteiros de obras por todas as partes, inclusive na periferia, o que torna o ambiente mais harmonioso e com uma qualidade de vida mais saudável para os moradores. Onde antes eu só via “lixo”, hoje eu vejo “luxo”. Esse é o lugar onde vivo.


O lugar onde vivo

            O lugar onde vivo chama-se Euclides da Cunha e fica localizado no interior da Bahia. É uma cidade pequena, mas está passando por grandes transformações. Em todos os lugares vemos canteiros de obras o que faz com que os moradores sintam-se mais felizes.
            Nos terrenos que antes eram abandonados, foram construídas lindas praças, onde jovens e adultos utilizam para se encontrarem, fazerem caminhadas, praticarem esportes. Nos parquinhos infantis as crianças brincam à vontade.
            Tem várias escolas públicas e particulares como também faculdades. O comércio é bastante diversificado. A feira livre, que acontece aos sábados, é dividida em duas partes: no Centro de Abastecimento os feirantes vendem alimentação; nas ruas próximas são vendidas outras mercadorias como: calçados, bijuterias, materiais confeccionados com couro, barro e roupas para todos os gostos e idade. É ali onde as mulheres disputam espaço para fazerem compras. Elas até apelidaram as barracas das roupas de “shopingchão” porque é tudo barato. Eu acho engraçado porque elas se divertem com isso. Parece um formigueiro.
            Aqui também são comemorados os festejos juninos. Mas é no período de São João que o povo fica mais animado. Vem gente de outras cidades e estados para participarem dessa tradição. As atrações se concentram no forródromo. Lá são armados o palco, onde os artistas se apresentam, barracas com bebidas e comidas típicas. A cidade fica toda enfeitada. As luzes se misturam com os fogos de artifício deixando tudo colorido e bem mais bonito. 
            Mas nem tudo é festa porque esse é um lugar castigado pela seca. Quando chove os agricultores plantam feijão e milho, porém não é todo ano que se colhe o que é plantado. Isso acontece porque às vezes chove demais ou falta chuva prejudicando as plantações e causando prejuízos. Até os animais sofrem com a seca e muitos não resistem e morrem. É comum serem alimentados com ração extraída da caatinga como, por exemplo, cacto, mandacaru, sisal palma e semente de algaroba. É possível ver ainda pequenos rebanhos espalhados ao longo das estradas “roendo” alguma plantação como uma tentativa de sobrevivência.
            No subsolo encontra-se o calcário que era extraído por uma grande indústria. Após o seu fechamento, foram instaladas outras duas empresas que exploram essa atividade, como também transformam rochas em britas. Mesmo assim há um equilíbrio entre o homem e a natureza. Esse fenômeno da seca não acontece por causa da não preservação do meio ambiente. Ele se dá devido à localização em que se encontra o município. Mesmo não havendo jazidas de pedras preciosas, o lugar onde vivo é, para mim, uma joia.

           
           
           

57 comentários:

  1. FOI MUITO INTERESSANTE ESSA IDEIA DE POSTAR CRÔNICAS COM O TEMA O LUGAR ONDE VIVO. POSTE TAMBÉM ARTIGOS DE OPINIÃO. A OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESTÁ SE APROXIMANDO E ESTÁ ME AJUDANDO MUITO A TRABALHAR COM MEUS ALUNOS. VOCÊ É MUITO CRIATIVA E OBSERVADORA. ESCREVE MUITO BEM. CONSEGUE EXPLORAR O QUE PARECE INSIGNIFICANTE.
    SOU PROFESSORA DE UAUÁ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. irei participar das olimpíadas e tbm adorei essa ideia !!!

      Excluir
    2. Pior forma possivel, para quem é (Sedentário) como eu só se fode com isso, pois eu não saio de casa e não fico explorando a minha cidade >:(

      Excluir
  2. Pois é! esta é a Pró Afra Lira, famosa e renomada entre todos em Euclides da Cunha. É a assessora do gabinete da Secretaria da Educação em Euclides da Cunha, responsável pela escrita da comunicação oficial. Tem um domínio incrivel da lingua portuguesa e da escrita e como todos podem ver, também da literatura. Quem a conhece é fã.

    Inamar

    ResponderExcluir
  3. NEM SEI COMO AGRADECER OS ELOGIOS QUE TENHO RECEBIDO. OBRIGADA PELA CONFIANÇA. FAÇO MINHAS AS SÁBIAS PALAVRAS DO GRANDE FILÓSOFO SÓCRATES: "SÓ SEI QUE NADA SEI". UM ABRAÇO AFETUOSO EM TODOS QUE A CADA DIA DEIXAM SEUS COMENTÁRIOS.

    AFRA DE SOUZA LIRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talento,criatividade e sabedoria deve ser sempre reconhecido...
      Pois,não é sempre que vemos pessoas tão sabia como você.
      Desejo um dia ter pelo menos a metade do seu grande talento,por isso me dedico tanto aos estudos,como sempre dedico,com esperança,força de vontade e sonhos...
      Josiane dos Santos (sua maior fã)

      Excluir
    2. VAI ME AJUDAR BASTANTE PARA A OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

      Excluir
  4. esta vindo por aias olimpìadas de português e eu como aluna . me ajudou muito parta que eu juntos com meus colegas poderemos estudar mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mim ajudou muito como exemplos de cronicas q posso fazer sobre o lugar onde vivo para as olimpiadas de portugues.

      Excluir
  5. ESTA PARESVENDO O LUGAR ONDE EU VIVO. MUITO MASSA;

    ResponderExcluir
  6. me ajudou a faser um texto de lingua portuguesa obrigado :D

    ResponderExcluir
  7. obrigado, ameii seus texto, olha me ajudou muito, na olimpiada de lingua portuguesa valeuu vc é d+++++ florrr!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. flor brota no chão,a chuva molha o chão quando vc fica de quatro td mundo come sue cuzão ~ poesia

      Excluir
  8. obrigado seus exemplos me ajudaram muito em um trabalho de portugues parabens pela sua dedicação :)

    ResponderExcluir
  9. Dá pra pegar muita cola ... no colégio

    ResponderExcluir
  10. essas cronicas são excelentes me ajudaram muito

    ResponderExcluir
  11. me ajudou muito em um trabalho
    muito obrigada flor!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. obrigada pela ajuda, estou precisando fazer uma cronica para as olimpíadas de português não tinha ideia de como fazer...
    brigadãooo viu...
    ;)

    ResponderExcluir
  13. ai q delicia de textoooooooooooooaaaaaaaaaaaaasiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tô indo TENTAR fazer uma crónica agora passei pra olhar alguns exemplos e nem sei por onde começa
      Parabéns adorei vou ver se consigo fazer alguma coisa pois faz muitos dias que me cobram esse trabalho e eu só enrolo

      Excluir
    2. ÓTIMA SSUAS CRÔNICAS ME AJUDOU A PRODUZIR A MINHA PARA A OLIMPÍADA DE LIÍMGUA PORTUGESA

      Excluir
    3. GOSTEI DAS SUAS CÔNICAS DE PRESERVAR O LUGAR ONDE VIVE ISSO É MUITO IMPORTAMTE VAI ME AJUDAR NA OLIMPIADA DE LÍMGUA PORTUGUESSA ASS: CLEMERSON

      Excluir
    4. Me ajudou muito esses exemplos de crônica confesso que para fazer a minha para a olimpíada de português tirei algumas coisas da sua mais bem poucas mesmo. muito obrigada vc me ajudou bastante.

      Excluir
    5. procurando respostas na net kkk vao estudah carai

      Excluir














































































  14. Muito boa as suas crônicas Pro Afra! obrigadaaa.... Também preciso fazer uma crônica para a olimpíada de português! :D vc me ajudou muito! bjão






    ResponderExcluir
  15. gozei lendo o texto aki mina burra ali de cima mas aceito sexo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uuuuuuuuuuui adorooo! dlç :3 kkk toma no**** cara! ta pensando o que? fica comentando ciosa assim no blog! mas também aceito sexo hehee"

      Excluir
    2. Eu aguento 3 seg ate gozar então te prepara dlç o meu pau vai kikar no seu cu q nem bola de gude no chão vai correr tanto leite q um bezerro vai virar vaca sexoooooooooooo q delicia

      Excluir
  16. Vou tirar ideias dessas crônicas para fazer a minha !!!! OBRIGADA !!

    ResponderExcluir
  17. gostei muito da cronica parabens

    ResponderExcluir
  18. estou fazendo um trabalho sobre o lugar onde vivo e sou do sul do Brasil e o seu blog me inspirou a fazer meu trabalho obrigado pelas cronicas que você tem. ADOREI AS SUAS CRONICAS MUITO OBRIGADA

    ResponderExcluir
  19. eu achei esse texto exitante e me masturbo vendo sua foto e quero vc delicia

    ResponderExcluir
  20. Adorei , me ajudou baastante ! Ipocritos e ridículos pessoas que comentaam coisas nada haver _l_

    ResponderExcluir
  21. gostei muito !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  22. vai ajudar muito mesmo

    ResponderExcluir
  23. Adorei As Duas Crônicas, Parabéns pra dona do Blog...Ele me ajudou muito a Fazer meu trabalho da escola ♥

    ResponderExcluir
  24. Muito Obrigada querida me ajudou Mto não entendi Muito bem oque era crônica mais agr sei um pouco melhor Obg msmo :)

    ResponderExcluir
  25. Nss gostei muito das suas crônicas vou tentar fazer melhor e vou tentar me garantir nessa olimpída de português...

    ResponderExcluir
  26. vou tirar varias conclusoes atraves dessa obg bjs

    ResponderExcluir
  27. massa me ajudou muito na minha cronica ameiii

    ResponderExcluir
  28. Isso me ajudou muito !

    ResponderExcluir
  29. Vivo em um lugar chamado de pitombeira ,um lugar onde o amanhecer tem um brilho radiante ,um calor que aquece e aconchega o corpo e a alma, uma brisa que traz paz ,um barulho que socega os ouvidos ,pois não há nada melhor do que acordar com o barulho dos pássaros a cantar os galos a gritar, e as crianças logo cedo a brincar.
    Vivo em um lugar onde o entardecer é frio e ao mesmo tempo quente, onde todos os dias a familia se reúne para conversar,e mais tarde dormiram com o barulho dos sapos a cantar, e as vezes com a chuva a bater nas telhas.
    Um lugar onde as últimas pessoas a dormir são as primeiras a acordar, para ter a sensação se ver o sol raiar e outra vez os passarinhos a cantar.
    Essas são sensações que só podem ser encontradas aqui no meu lugar.💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜
    Por Marianna Hélem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que acharam da minha crónica? preciso saber urgente...

      Excluir