domingo, 3 de junho de 2012

CRÔNICA: "O ADOLESCENTE E O ADULTO"


CRÔNICA 

 O adolescente e o adulto

A adolescência é uma fase muito complicada. Digo isso porque a pessoa não sabe se age como criança ou adulto. Fica na linha intermediária, praticamente, sem rumo ou direção. É um período de mudanças e transformações físicas, comportamentais e psíquicas. Nessa etapa surgem novas descobertas e com elas, vêm as infinitas dúvidas e os questionamentos.

O adolescente vive em conflito consigo mesmo e com os adultos. O conflito interior se dá por conta das idealizações e fantasias do seu mundo imaginário. Ele acredita que é “dono do seu próprio nariz” e, geralmente, não aceita a intervenção do adulto quando interfere nas decisões.

É difícil ser adolescente porque o adulto acha que sempre tem razão. Meus pais são assim. Quando quero sair com meus amigos ou jogar bola no ginásio de esportes, à tardinha, eles determinam o horário que devo chegar em casa dizendo que ainda sou criança para ficar até mais tarde na rua. E olhem que esse “tarde” é apenas até às 7 horas da noite.

Mas quando é para ajudar a meu pai ou arrumar a bagunça do quarto, guardar as roupas que deixo espalhadas no banheiro, colocar a toalha, meias e calçados nos lugares certos, minha mãe fica brava e diz: - menino, vá agora mesmo, arrumar a bagunça que você fez porque você  não é mais criança.

Então, me deparo com a seguinte questão: afinal, sou ou não criança? Até parece que os adultos não foram, um dia, adolescentes. Será que eles “pularam” essa fase?
             Alan Augusto da Costa Souza.
Aluno do 1º ano do Ensino Médio.
Professora: Claudimira Maria de Araújo.
Colégio Antoniêta X. S. Santos.
Euclides da Cunha-BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário