segunda-feira, 4 de junho de 2012

O SAPATINHO DE CRISTAL E A BOTINA DE PLÁSTICO


O SAPATINHO DE CRISTAL E A BOTINA DE PLÁSTICO






            Na vitrine da sapataria há diversos tipos de calçados com modelos, cores e tamanhos diferentes. Ali eles são amigos e à noite, quando fecham a loja, todos ganham vida. Os pequenos brincam de corre-corre, esconde-esconde e amarelinhas.
            Os jovens falam sobre internet, jogos eletrônicos, telenovelas românticas e as estrelas do mundo artístico. Alguns, mais afoitos, já se imaginam sendo usados por um desses astros famosos. A conversa sempre gira em torno do sucesso que poderão alcançar nos pés de seus ídolos.
            Enquanto isso, os demais se reúnem para comentarem assuntos do cotidiano que ouvem dos clientes diariamente. Aproveitam para contar suas histórias de vida. Como e onde foram fabricados, os materiais com os quais foram confeccionados, os operários que trabalharam na mão de obra, como também, os cuidados com embalagens e transportes.
Eles, por serem mais experientes, sabem qual o destino de cada um e onde, provavelmente, irão morar. Porém, o Sapatinho de Cristal não estava feliz embora soubesse que seu destino seria glamoroso. Certamente seria calçado por um pezinho delicado que desfilaria pelas mais famosas passarelas.
Entretanto, ele ficava preocupado com a Botina, pois sabia que ela iria ter uma vida árdua: andar no sol, na chuva, currais, enfrentar lama e atoleiros.
A Botina e o Sapatinho de Cristal se gostam muito e são grandes amigos. Mas nunca tiveram oportunidade de se tocarem porque moram em vitrines diferentes; apenas se cumprimentam com um aceno e se entreolham com carinho. O destino deles, certamente, será também diferente.
No dia seguinte, quando a loja é aberta, todos os calçados já se encontram organizados em seus devidos lugares.
Certo dia, logo cedo, chegou um rico fazendeiro e comprou a Botina. O Sapatinho de Cristal ficou muito triste e abatido. Na semana seguinte o Sapatinho foi vendido. Frequentava ambientes luxuosos, festas, pisava em finos tapetes, viajava para vários lugares, mas por onde andava lembrava da Botina.
O tempo foi passando. Porém, um certo dia, eles se encontraram em uma fazenda. A dona do Sapatinho era a filha do fazendeiro que havia comprado a Botina. Ali mesmo eles tiveram a oportunidade de se abraçarem pela primeira vez, já que na loja era impossível. Ambos estavam livres e felizes. Afinal, esse reencontro fortaleceu ainda mais a velha amizade que começou na vitrine que os separava.

Professor, você deve explorar, aguçar e desenvolver as potencialidades dos alunos, através da imaginação, sonhos e fantasias por eles idealizados resgatando os valores presentes na literatura infantil para que o ensino-aprendizagem aconteça de forma lúdica.
É com esse pensamento que sugiro algumas atividades. Porém, sintam-se à vontade para adaptá-las à realidade dos alunos e acrescerem outras que acharem pertinentes.
1.   
          A presentação e exploração das gravuras através da descrição oral com a participação efetiva dos alunos;
2.              Leitura e comentários sobre o texto abrindo espaço para os alunos opinarem;

3.               Se necessário, solicitar que os alunos usem o dicionário como ferramenta de pesquisa e também para incentivá-los a descobrir palavras novas que não são empregadas no cotidiano;

4.                    Elaborar a interpretação do texto de acordo com a série (ano);

5.               Dividir a turma em duplas e solicitar que escolham palavras do texto para criarem frases ou um novo texto (dependendo do nível de escolaridade). As palavras podem ser flexionadas em gênero, número e grau. Ao concluir a produção, não se esquecerem do título;

6.      Caso a turma só esteja apta para produzir as frases, é interessante que a leitura se proceda. Esse procedimento deverá ser aplicado também com as turmas que elaborarem o texto completo;
7.      Expor na sala de aula as produções;

Obs:.
É interessante abordar os seguintes temas:

ü  A importância da amizade;
ü  O relacionamento;
ü  A afetividade;
ü  Status e papel social;
ü  Os valores éticos;
ü  Integração social;
ü  Valorização da diversidade.
Autoria do texto e sugestões de atividades:
Professora Afra de Souza Lira
Euclides da Cunha, Bahia, 04.06.12.

Um comentário:

  1. Fico encantado com a tua criatividade. Sempre ouvi falar da tua capacidade, mas agora posso ver/vivenciar lendo tuas pérolas. Voce poderá ajudar muito agora nas vésperas das olimpiadas da lingua portuguesa, colocando no blog informações para como os professores incentivarem seus alunos a produzirem. bjs

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