O SAPATINHO DE CRISTAL E A BOTINA DE PLÁSTICO
Na
vitrine da sapataria há diversos tipos de calçados com modelos, cores e
tamanhos diferentes. Ali eles são amigos e à noite, quando fecham a loja, todos
ganham vida. Os pequenos brincam de corre-corre, esconde-esconde e amarelinhas.
Os
jovens falam sobre internet, jogos eletrônicos, telenovelas românticas e as
estrelas do mundo artístico. Alguns, mais afoitos, já se imaginam sendo usados
por um desses astros famosos. A conversa sempre gira em torno do sucesso que
poderão alcançar nos pés de seus ídolos.
Enquanto
isso, os demais se reúnem para comentarem assuntos do cotidiano que ouvem dos
clientes diariamente. Aproveitam para contar suas histórias de vida. Como e onde
foram fabricados, os materiais com os quais foram confeccionados, os operários
que trabalharam na mão de obra, como também, os cuidados com embalagens e
transportes.
Eles, por
serem mais experientes, sabem qual o destino de cada um e onde, provavelmente, irão
morar. Porém, o Sapatinho de Cristal não estava feliz embora soubesse que seu
destino seria glamoroso. Certamente seria calçado por um pezinho delicado que
desfilaria pelas mais famosas passarelas.
Entretanto,
ele ficava preocupado com a Botina, pois sabia que ela iria ter uma vida árdua:
andar no sol, na chuva, currais, enfrentar lama e atoleiros.
A Botina e o
Sapatinho de Cristal se gostam muito e são grandes amigos. Mas nunca tiveram
oportunidade de se tocarem porque moram em vitrines diferentes; apenas se cumprimentam
com um aceno e se entreolham com carinho. O destino deles, certamente, será
também diferente.
No dia
seguinte, quando a loja é aberta, todos os calçados já se encontram organizados
em seus devidos lugares.
Certo dia,
logo cedo, chegou um rico fazendeiro e comprou a Botina. O Sapatinho de Cristal
ficou muito triste e abatido. Na semana seguinte o Sapatinho foi vendido.
Frequentava ambientes luxuosos, festas, pisava em finos tapetes, viajava para
vários lugares, mas por onde andava lembrava da Botina.
O tempo foi
passando. Porém, um certo dia, eles se encontraram em uma fazenda. A dona do
Sapatinho era a filha do fazendeiro que havia comprado a Botina. Ali mesmo eles
tiveram a oportunidade de se abraçarem pela primeira vez, já que na loja era
impossível. Ambos estavam livres e felizes. Afinal, esse reencontro fortaleceu
ainda mais a velha amizade que começou na vitrine que os separava.
Professor, você deve explorar, aguçar e
desenvolver as potencialidades dos alunos, através da imaginação, sonhos e
fantasias por eles idealizados resgatando os valores presentes na literatura
infantil para que o ensino-aprendizagem aconteça de forma lúdica.
É com esse pensamento que sugiro algumas
atividades. Porém, sintam-se à vontade para adaptá-las à realidade dos alunos e
acrescerem outras que acharem pertinentes.
1.
A presentação e exploração das gravuras através da
descrição oral com a participação efetiva dos alunos;
2.
Leitura e
comentários sobre o texto abrindo espaço para os alunos opinarem;
3.
Se necessário, solicitar que os alunos usem o
dicionário como ferramenta de pesquisa e também para incentivá-los a descobrir
palavras novas que não são empregadas no cotidiano;
4.
Elaborar a interpretação do texto de acordo com a
série (ano);
5.
Dividir a turma em duplas e solicitar que
escolham palavras do texto para criarem frases ou um novo texto (dependendo do
nível de escolaridade). As palavras podem ser flexionadas em gênero, número e
grau. Ao concluir a produção, não se esquecerem do título;
6.
Caso a turma só esteja apta para produzir as
frases, é interessante que a leitura se proceda. Esse procedimento deverá ser
aplicado também com as turmas que elaborarem o texto completo;
7.
Expor na sala de aula as produções;
Obs:.
É interessante abordar os seguintes temas:
ü
A importância da
amizade;
ü
O relacionamento;
ü
A afetividade;
ü
Status e papel social;
ü
Os valores éticos;
ü
Integração social;
ü
Valorização da
diversidade.
Autoria
do texto e sugestões de atividades:
Professora
Afra de Souza Lira
Euclides
da Cunha, Bahia, 04.06.12.
Fico encantado com a tua criatividade. Sempre ouvi falar da tua capacidade, mas agora posso ver/vivenciar lendo tuas pérolas. Voce poderá ajudar muito agora nas vésperas das olimpiadas da lingua portuguesa, colocando no blog informações para como os professores incentivarem seus alunos a produzirem. bjs
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