quarta-feira, 6 de junho de 2012

INVEJA





 

INVEJA

            A inveja é um sentimento nocivo que se manifesta no indivíduo com a finalidade de induzi-lo a desejar e cobiçar a felicidade ou bens materiais alheios. O invejoso nunca está contente com o que possui; ele quer cada vez mais conseguir algo para satisfazer o seu ego. Tem uma forte tendência voltada para a manipulação de outrem e é capaz de praticar vários tipos de ação, a fim de conseguir o que pretende alcançar. Esse sentimento possui um grande poder de destruição em todas as áreas onde atua.
            
         Essa obsessão desencadeia e suscita no invejoso a capacidade, não apenas de idealizar, mas, também, de planejar e praticar atos surpreendentes, como por exemplo, violência, trapaças, mentiras, discórdias, entre outras. 

        Geralmente sente-se feliz com a infelicidade de alguém e, ao mesmo tempo, infeliz com a prosperidade, o status social, o emprego ou objetos conquistados por outro indivíduo. Torna-se uma pessoa dissimulada e até perigosa. É movida pela ambição e a insatisfação pessoal e, por vezes, deixa transparecer em seu olhar uma expressão de ódio que, por si só, já é um sentimento doentio.

"Sei que olhos agitados revelam um coração perturbado. Quando o coração está tranquilo, tranquilos também ficam os olhos. Mas eu não sabia que a inveja tem o poder para agitar o olhar", ressaltou Rubem Alves em "A Inveja" - uma das crônicas do livro "O Retorno e Terno".

            A inveja teve seu início desde a criação do mundo. A Bíblia relata vários casos, como por exemplo: Lúcifer quis apropriar-se do Céu; Caim matou Abel; José (filho de Jacó) foi vendido pelos seus irmãos. 

            Na Mitologia é possível verificar que também existem divindades que representam a inveja, como por exemplo, Ftono.

            No mundo imaginário da literatura, a inveja se faz presente em vários textos como é o caso de Branca de Neve e os Sete Anões, Cinderela, Rapunzel. Muitas vezes contamos essas histórias para nossos filhos, netos, alunos, mas não apontamos a inveja como a principal causa dos conflitos nos fatos narrados. Detemo-nos apenas às personagens, suas características físicas, em que o bem prevalece sobre o mal, culminando sempre num final feliz.

            Alguns romances e inclusive telenovelas têm o enredo focado na cobiça. Nesse sentido, “qualquer semelhança não é mera coincidência”. O imaginário quase sempre é a matéria-prima extraída da realidade, onde ambos se entrelaçam construindo uma trama movida pela rixa, ódio, rivalidade, desprezo e desespero. Portanto, a pessoa que sente inveja é cativa desse sentimento e convive com ele para alimentar o monstro chamado ego.

Autora do texto: Professora Afra de Souza Lira                Euclides da Cunha-BA.  06.06.2012.

            Professor (a):
           
Nesse texto você encontrará um leque de possibilidades para dinamizar sua(s) aula(s) e, consequentemente, desenvolver o ensino-aprendizagem de forma prazerosa e eficaz. Veja as sugestões:
Sempre incentive a leitura;
Elabore a interpretação dos textos;
Instigue a escrita;
Estimule o uso do dicionário.

Desejo-lhe muito sucesso!

Um comentário:

  1. Nunca vi um poder de síntese igual. Você tem o domínio das palavras e das ideias. Cuidado que estou com inveja. kkkkkkk

    ResponderExcluir