domingo, 1 de julho de 2012

Modelo de artigo de opinião sobre o lugar onde vivo


Modelo de artigo de opinião sobre o lugar onde vivo
Título: A beleza depende dos olhos de quem vê.
A fonte de água cristalina que nasce da montanha, obviamente, é um recurso natural de suma importância para os moradores do povoado de Caimbé, o qual está localizado no município de Euclides da Cunha, Estado da Bahia. É sobre essa vertente que foco meu olhar a fim de explorar o ambiente em que, por muitos anos, da montanha emanava água em abundância e abastecia várias localidades, inclusive, a sede. Na exuberância daquela montanha, o manancial parecia inesgotável. A água serena e silenciosa percorria quilômetros dentro daquela tubulação de ferro levando consigo a certeza de que jamais retornaria para as “entranhas” de onde nascera. Sempre foi uma ida sem volta. Talvez ela soubesse que haveria de cumprir sua missão: garantir a sobrevivência de todos os seres vivos. E a montanha-mãe estática, liberava do seu seio essa água potável, límpida, transparente e doce. A natureza foi muito generosa com esse lugar onde vivo.
Porém, com o decorrer do tempo, a água já não era mais suficiente para atender a demanda. Daquela linda montanha já não brotava a “seiva” como outrora. A fonte, pouco a pouco foi diminuindo sua vazão, motivo pelo qual foi desativada por não mais poder suprir às necessidades das demais localidades. Mesmo assim, ainda é capaz de prover o povoado de Caimbé. Esse fato não é motivo para deixar de retratar a imponência da montanha que, era arborizada em sua totalidade, o que a tornava mais bela, única. Nessa época ela abrigava várias espécies de pássaros e outros animais típicos da região. Era o habitat natural; um tipo de berçário que acolhia os seres. Ali eles encontravam todos os recursos adequados para viverem em harmonia. Com o desmatamento praticado pelo “bicho homem” aquele santuário ecológico está prestes a desaparecer.
No sopé da montanha foi adaptado um espaço destinado ao lazer e que atraía, nos finais de semana, muitas pessoas, inclusive, da sede. Era conhecido como jorrinho. Atualmente já não funciona mais. Em seu entorno ainda há algumas árvores frutíferas, bem como a antiga casinha que abriga a bomba d’água. O reservatório de água que, no passado, foi construído para armazenar esse líquido precioso encontra-se, praticamente, abandonado e poluído. Ainda assim, há um criadouro de piabas que impedem a desova e, consequentemente, a proliferação de pernilongos e do mosquito aedes aegypti. A limpeza é feita esporadicamente pela própria população do povoado.
Mas, felizmente, a comunidade preocupada com essa situação e mais consciente de que o meio ambiente deve ser preservado, pretende reflorestar a montanha que, embora se encontre nessa situação degradante, ainda nos permite observar os traços de sua extrema beleza e elegância.
Autora do texto: Professora Afra de Souza Lira      
Euclides da Cunha-BA. Em 1º/07/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário