terça-feira, 29 de maio de 2012

AS MARCAS DA SOLIDÃO


AS MARCAS DA SOLIDÃO




*Saudade?
**Obstinação?
***Lembrança?
****Insatisfação?
*****Desencanto?
******Amor?
*******Obsessão?
            A solidão é o estado de espírito em que a pessoa se encontra em dado momento de sua vida. Ela se dá através de vários fatores que induzem o solitário a se enclausurar em suas múltiplas facetas. E pode se apresentar de formas distintas:
             No primeiro momento o indivíduo, mesmo em meio a grande multidão, sente-se só. As pessoas que circulam pelas praças e avenidas, principalmente nos grandes centros urbanos, ou as que estão em seu redor, não preenchem essa lacuna que, por vezes, fere a alma. Essa sensação é desagradável e chega a doer o coração. É como uma flecha, uma navalha afiada que abre uma fenda, uma ferida que chega a atingir o espírito. Diante disso, a pessoa torna-se impotente e sente-se como se fosse “um nada”, “um ninguém” tornando-se mais uma “máquina ambulante” vagando entre as outras “máquinas” que estão à sua volta.
            Naquela circunstância pensa que somente ele está vivendo essa situação. Ledo engano! Ele é apenas mais um que engrossa a fila dos solitários. Muitos outros passam por esse processo no seu cotidiano. Ninguém está imune de sentir o dissabor desse tipo de solidão. Esse vazio maltrata, angustia, rouba a alegria e, em meio ao desespero o solitário, involuntariamente, chora “lágrimas de sangue”.
            Mas, também, há outro tipo de solidão que é opcional ou patológica. Mesmo sozinho, o indivíduo acredita que se completa. Divagando em seu mundo de fantasias, esconde-se atrás de uma “máscara” no intuito de transparecer que tudo está bem. “Degusta” a solidão como se alimentasse seu espírito. Talvez essa atitude seja para refletir e tentar superar uma desilusão amorosa, uma decepção, frustração, medo, perda, arrependimento podendo, inclusive, desencadear ou desenvolver a melancolia. Essa poderá ser uma forma de refúgio que o indivíduo encontra para amenizar os sentimentos que se estabelecem em seu interior.   
 Eis a questão: o que leva o indivíduo a sentir solidão?
            SAUDADE?
            OBSTINAÇÃO?
            LEMBRANÇAS?
            INSATISFAÇÃO?
            DESENCANTO?
            AMOR?
            OBSESSÃO?
            Seja o que for a solidão, ela pode fazer com que o indivíduo chore lágrimas de sangue.
            Autora do texto: Prof.ª Afra de Souza Lira.              
Euclides da Cunha-BA., 26/05/12.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário