quarta-feira, 30 de maio de 2012

Texto: DEUS ( atividade:composição de acróstico)


DEUS
             
            No princípio, criou Deus os céus e a terra.
            E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face da terra [...]
            E disse Deus: Haja luz. E houve luz. [...] Haja luminares na expansão dos céus. [...] E Deus os pôs na expansão dos céus para alumiar a terra. Esses luminares são o sol e a lua. (GÊNESIS)
            É impossível definir Deus. Porém, sabemos que Ele também é Luz. Luz que ilumina os nossos caminhos, nossas vidas, que nos norteia, nos ensinando a trilhar sempre o caminho certo. Ele é o farol que nos conduz ao porto seguro.
Podemos ver e sentir a Sua presença através das simples coisas, mas que, ao mesmo tempo, expressam a magnitude da criação do Universo. Ao observamos a majestade da nuvem, toda deslumbrante, notamos que nem ela pode apagar o brilho dos raios do sol.
            Esse cenário de extrema beleza nunca é igual. A cada dia há um renovo, uma transformação para que o homem possa contemplar e reconhecer que somente Deus é o mentor desse fenômeno artístico. Ele, e somente Ele, foi, é e será o maior artista de todos os tempos.
            Esse espetáculo precisa ser reverenciado. Não se deve deixar passar despercebido. Ele é único, ímpar e tão belo que merece ser visto sem nada pagar. Não precisa comprar ingresso para assistir a ele. Basta apenas aprender a apreciá-lo.
            Às vezes o homem enxerga, mas não vê. É desprovido da visão do entendimento, da observação; falta-lhe sabedoria, discernimento e um bom “paladar” para “saborear” os prazeres que a natureza tem para lhe oferecer diariamente. Enquanto os deficientes visuais anseiam para ver a luz, os “cegos enxergantes” usam a “venda da insensibilidade” que tapa seus olhos para esse grandioso espetáculo que torna o céu mais encantador.
            Esses raios de sol podem, também, simbolizar a nossa vida. Mesmo que uma nuvem tente ofuscar o nosso brilho ela jamais conseguirá porque os raios do nosso sol não serão detidos por uma nuvem passageira, que se dissipa com o vento.
            Deus cuidou de tudo nos mínimos detalhes para o homem usufruir. Criou tudo e todas as coisas com esmero e perfeição. Essa História é relatada na Bíblia, no Livro do Gênesis, capítulo I, versículos 1 ao 31. A cada criação, Deus via que era bom.
MENSAGEM PARA REFLEXÃO: (Autor desconhecido)
“Confie sempre em Deus Nosso Senhor...”.
Em seus momentos felizes, louve a Deus.
Em seus momentos difíceis, busque a Deus.
Em seus momentos silenciosos, adore a Deus.
Em seus momentos dolorosos, confie em Deus.
E em cada momento, agradeça a Deus.
Autora do texto: Professora Afra de Souza Lira                    Euclides da Cunha-BA., 27/05/12



SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
            Vamos compor um acróstico?
            Os acrósticos são formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase. Podem ser simples, com frases ou palavras que não tenham ligação entre si ou podem mesmo ser o encerramento de uma poesia.
Eis um exemplo de acróstico simples.
Natureza
Universo
Vida
Esperança
Majestade

            Agora é sua vez de produzir um acróstico. Use a imaginação e boa sorte!

D
E
U
S

S
A
L
V
A
D
O
R

3 comentários:

  1. Pró, você está arrasando. Os textos e sugestões são ótimos. Adorei o texto intitulado "DEUS"!
    Muito sucesso!

    ResponderExcluir
  2. SUAS PRODUÇÕES SÃO NOTA 10. PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  3. Divino
    Eterno
    Único
    Senhor

    Ser
    Admirável
    Louvável
    Verdadeiro
    Amigo
    Doutrinador
    Ombro amigo
    Rei


    ResponderExcluir