segunda-feira, 21 de maio de 2012

DONA CORUJA - A PROFESSORA


DONA CORUJA - A PROFESSORA

            Conta-se que antigamente, quando os animais falavam, a Coruja exercia a função de professora, por ser a ave mais sábia da floresta.
            Seus alunos acordavam bem cedinho para irem à escola. Todos viviam em perfeita harmonia. Os Coelhos brincavam com as Tartarugas, os Macacos com as Cobras, os Leões com as Zebras, as Araras com os Beija-flores, e todos se interagiam de maneira saudável.
            Dona Coruja era muito estimada pelos alunos e seu conceito entre os pais crescia progressivamente. Sua fama se espalhou e a cada dia chegavam mais alunos para se matricularem na escola que já se caracterizava como um grande centro de referência naquela região.
            Os pais dos alunos não se cansavam de tecer elogios à Mestra e a “criançada” não queria nem saber de faltar às aulas. A demanda por vagas era tão grande, que foi necessário ampliar o espaço da escola, a qual já funcionava nos três turnos.
            O segredo de tamanho sucesso se dava através da metodologia que Dona Coruja aplicava na sala de aula: além de ensinar a ler, escrever e contar, ela desenvolvia as habilidades dos alunos, conforme o talento de cada um.
            Aos Pássaros, dava aulas de música a fim de aprimorem os ritmos, as melodias e a sonoridade dos cânticos. Aos Leões, Onças e Jacarés orientava-os na arte de caçar. Às Tartarugas e aos Coelhos as aulas eram direcionadas à defesa pessoal. Aos Macacos, lhes ensinava como usar suas caudas para pularem nas árvores com maior segurança e destreza. Já ao Papagaio, foi ensinado a falar e se expressar com maior eloquência com a finalidade de ajuda-la nas aulas e, no futuro, ser o seu sucessor quando se aposentasse.
            Tudo transcorria maravilhosamente bem até que o “Bicho Homem” chegou naquela floresta levando consigo máquinas para cavar a terra, derrubando e queimando as árvores, caçando, matando, apreendendo e vendendo os animais, poluindo o meio ambiente e destruindo a natureza.
            A Escolinha chegou ao fim. Hoje, Dona Coruja só sai à noite e por conta do seu grito solitário recebeu o nome de Avó da Lua.
            *A CORUJA REPRESENTA O SÍMBOLO DA SABEDORIA.
 Autora do texto: Professora Afra de Souza Lira.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário