terça-feira, 22 de maio de 2012

COMO CALCULAR A QUANTIDADE DE GORDURA DO CORPO?


Você sabia que é possível calcular a quantidade de gordura do corpo?
Ela quase sempre é considerada a grande vilã da vida saudável, mas a verdade mesmo é que a gordura é um elemento importante para que nosso organismo consiga desempenhar determinadas funções essenciais. Porém (aí vem o outro lado da história), a má fama da gordura se explica: em excesso, ela pode, sim, trazer muitos problemas à nossa saúde.
Exercício físico e uma dieta equilibrada evitam que o nosso corpo acumule gordura. Mas como calcular a quantidade de gordura para saber se temos ou não que nos preocupar? Alguns profissionais podem nos auxiliar, como é o caso do nutricionista, que usa um aparelho chamado adipômetro ou plicômetro para, digamos, medir nossas dobrinhas.
Com o adipômetro, as dobras de gordura dos braços, das pernas e do abdome são pinçadas e os valores que o aparelho fornece em seu medidor são anotados. O especialista, então, faz algumas contas para chegar à porcentagem de gordura que a pessoa tem no corpo. Considerando a idade e o sexo, ele pode dizer se ela está dentro ou fora de um padrão saudável. Os cálculos para avaliação de gordura dependem de muitos fatores, mas existe uma maneira simples de se ter uma ideia da gordura do corpo: é o IMC.
O Índice de Massa Corporal (IMC) revela o grau de obesidade de uma pessoa. O cálculo desse índice você mesmo pode fazer: basta multiplicar a sua altura pela sua altura (é isso mesmo!) e, depois, dividir o seu peso pelo valor encontrado na multiplicação. Então, se você mede um metro e 40 centímetros e pesa 38 quilos, faz assim:
1,40 x 1,40 = 1,96
38: 1,96 dá, aproximadamente, 19,38 de IMC. Veja a tabela para saber os valores ideais de IMC. Mas lembre-se de que apenas um especialista – seja ele médico ou nutricionista – pode fazer outras considerações sobre o nosso IMC e determinar que providências devemos tomar tanto se estivermos acima quanto abaixo dos valores ideais.
IMC                                                   Classificação
< 18,5................................................... magreza
18,6 – 24,9............................................saudável
25,0 – 29,9.............................................peso em excesso
30,0 – 34,9.............................................obesidade grau I
35,0 – 39 9.......................................... ...obesidade grau II
>ou = 40,0...............................................obesidade grau III (mórbida)
Referência:
Franklin Rumnanek, Instituto de Bioquímica Médica, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Ciência Hoje, Ano 24 / nº 229, novembro de 2011.

Um comentário: