terça-feira, 3 de setembro de 2013

Nelcílio - o amigo da natureza

 
 
 
Nelcílio – o amigo da natureza

Em meio à Floresta Atlântica, no extremo Sul da Bahia, mora um senhor de 72 anos de idade que, carinhosamente, e chamado de seu Nelson. Às vezes ele é sisudo outras, muito carismático.
Gosta de pescar bem pertinho da praia. De vez em quando consegue pegar alguns peixinhos, mas, na maioria das vezes não pesca nada. A pescaria é apenas um lazer que ele cultiva para “manter a forma”.
Porém, seu Nelson, não gosta apenas de divertir-se pescando. Ele protege o meio ambiente e cuida dos pássaros que fazem seus ninhos no quintal, telhado da casa e nas árvores que ficam nas mediações. São pássaros de várias espécies e cores os quais são protegidos e alimentados diariamente por seu Nelson. Ele sente prazer e diz que mora em um paraíso, o lugar de seus sonhos.
No quintal da casa, há uma variedade de árvores frutíferas como, por exemplo, mangueiras, bananeiras, goiabeiras, graviolas, entre outras. Essas frutas são, também, para alimentar a passarada. Há, ainda, canteiros com água para os pássaros matarem a sede e até tomarem banho. Esses detalhes fazem a vida de seu Nelson mais alegre e feliz.
Ele costuma “tirar uma soneca” após o almoço. Deita-se em uma rede e logo adormece ao som da orquestra dos passarinhos. Quando acorda, gosta de ficar observando os pássaros comendo e voando de uma árvore para outra em total liberdade. Porém, o pássaro mais bonito é o que ele chama de “flamenguista”. Ganhou esse nome porque a plumagem é vermelha e preta; bem próximo ao bico há dois pontinhos brancos. A sua beleza é fantástica. Embora seja de pequeno porte, seu canto é lindo, inconfundível...
Lá existe uma variedade de mariscos que ficam circulando pelo quintal na maior tranquilidade. A criançada fica encantada! Entretanto, é proibido depredar o meio ambiente porque seu Nelson não permite. Cada ser vivente é protegido por ele e ninguém se atreve a capturar nenhum.
Certa vez, bem cedinho, nós fomos fazer uma caminhada pela orla. Imaginem o que encontramos na praia? Uma tartaruga marinha que, provavelmente, teria ido desovar. Ela estava cansada e não teve resistência para continuar a caminhada. Ficou ali na praia paralisada. Então, seu Nelson colocou nos braços, cuidadosamente, e a levou ao mar. Ela foi nadando, nadando, mergulhou e desapareceu. Essa cena foi um verdadeiro ato de amor e serve como exemplo para todos nós. Esse fato comprova que seu Nelson tem um cuidado todo especial em proteger a fauna e a flora.
Se cada ser humano agisse com essa sabedoria e respeito à biodiversidade, os animais e as plantas não estariam em extinção. Tudo depende de nossa consciência até porque todos os seres dependem uns dos outros.
Autora do texto: Afra de Souza Lira
Graduada em Letras e Pós- graduada em Língua, Linguística e Literatura.
Fonte da imagem: Internet.
Euclides da Cunha/BA. Em: 03/09/2013.

Um comentário:

  1. AGRADEÇO MUITO PELO ELOGIO QUE VOCÊ ME DEU, SÓ TENHO MESMO A AGRADECER PELA CUNHADA QUE TENHO.
    VOCÊ MORA EM MEU CORAÇÃO E NÃO PAGA ALUGUEL.

    BJOS

    SEU NELSON

    ResponderExcluir