PROJETO INTERDISCIPLINAR
Tema: Sexualidade na adolescência em tempo de aids.
Disciplinas envolvidas: LÃngua
portuguesa, História, Sociologia, Biologia.
Público alvo: alunos do Ensino Médio.
Introdução:
O crescente aumento
dos casos de infecção pelo HIV entre os adolescentes e a inexistência ou pouca
eficiência dos registros de casos de doenças sexualmente transmissÃveis (DST),
o pouco conhecimento dos jovens em assuntos relacionados com a sexualidade, a
ideia de que a aids e as DST estão associadas apenas aos homossexuais
masculinos, usuários de rogas injetáveis e prostitutas, e os programas
educacionais insuficientes ou inadequados tornam a questão da prevenção à s
DST/aids entre a população jovem altamente preocupante. Some-se a isso o fato de
o adolescente acreditar que tudo pode acontecer com os outros, menos com ele.
Justificativa:
Sendo a via sexual uma das formas de
transmissão do HIV, saber mais e corretamente a respeito da sexualidade
tornou-se uma necessidade geral. Seu enfoque educativo vai além dos debates
sobre práticas sexuais e comportamentos de risco, pois estimulam o repensar
sobre valores, atitudes internalizadas e ações que se exteriorizam no contexto
sociocultural.
Objetivo geral:
Abordar questões sobre sexualidade,
antes de se iniciar uma discussão sobre as DST/aids, torna-se uma necessidade,
uma vez que os adolescentes vêm demonstrando um apelo à sexualidade em idades
mais precoces, adotando práticas e/ou comportamentos que os deixam sob maior
risco de infecção pelo HIV e outras DST sem se considerarem sujeitos Ã
infecção.
Objetivos especÃficos:
· Desenvolver um
processo coletivo de discussão e reflexão sobre o tema;
· Permitir
coletivizar o conhecimento individual de modo que venha potencializar o
conhecimento de todos;
· Permitir
desenvolver uma experiência de reflexão educativa comum;
· Permitir a
criação coletiva do conhecimento, de cuja elaboração todos participem.
Metodologia:
Aulas 1 e 2:
Leitura
reflexiva do texto “Adolescer”.
Questionar, indagar, instigar o aluno sobre as dúvidas, indecisões, a
linguagem utilizada e o porquê desses termos. Criar uma situação em que os
jovens sintam-se à vontade para participarem efetivamente da aula, de forma
descontraÃda.
ADOLESCER
“Boneca, carrinhos...
Bonecos, aviões.
Cabeça confusa,
Responsabilidade, rebeldia,
Som, música, sexo, transa,
Diversão, namoro...
Indecisão, atração, enrolação...
Confusão, amor, paixão, medo.
Muito criança,
Muito adulto,
Muita responsabilidade,
Muito futuro em jogo...
Decisão certa, decisão errada...
Futuro perdido...
Vida perdida, vida ganha,
Pensar demais, decidir demais.
Vida jogada fora..., ou...
Vida vivida”.
(Tatiana Britto
da Silveira, 14 anos, Belém-PA, 1994)
Aulas 3 e 4: Assistir ao filme e depois seguir os seguintes pontos para discussão:
- Refletir se é fácil ou não falar sobre as DST e HIV;
- Por que é fácil para algumas pessoas e difÃcil para outras?
- Com quem os adolescentes se sentem mais à vontade para conversar sobre o assunto?
http://www.youtube.com/watch?v=nJiKp47oUIk
Aulas 5 e 6: Assistir ao documentário do Dr. Dráuzio Varella, intitulado: "AIDS, 30 Anos Depois".
http://www.youtube.com/watch?v=Uy0qQvFxDWs
Entregar aos
alunos um questionário a ser discutido na roda de conversa após o filme, com os seguintes
tópicos: Que situação é abordada neste documentário? Este tema é atual? Quais
as caracterÃsticas dos personagens? Você poderia ser um personagem desta
história?
Aulas 7 e 8: O filme a seguir aborda alguns tipos de doenças sexualmente transmissÃveis. Então, o professor precisa atentar-se para explorá-las com mais detalhes, a fim de esclarecer possÃveis dúvidas dos alunos. Vejamos:
http://www.youtube.com/watch?v=vwwYDqMp5Vk
A culminância do projeto poderá ser através de:
Dramatizações ((peças teatrais); exposições de cartazes e materiais para a prevenção; palestras; danças; fantoches, dentre outras.
Autora do Projeto: Professora Afra de Souza Lira.
Graduada em Letras.
Pós-graduada em LÃngua, LinguÃstica e Literatura.
Euclides da Cunha-BA. Em: 11/02/2013.
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