segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Sexualidade na adolescência em tempo de aids.



PROJETO INTERDISCIPLINAR
Tema: Sexualidade na adolescência em tempo de aids.
Disciplinas envolvidas: Língua portuguesa, História, Sociologia, Biologia.
Público alvo: alunos do Ensino Médio.

Introdução:
            O crescente aumento dos casos de infecção pelo HIV entre os adolescentes e a inexistência ou pouca eficiência dos registros de casos de doenças sexualmente transmissíveis (DST), o pouco conhecimento dos jovens em assuntos relacionados com a sexualidade, a ideia de que a aids e as DST estão associadas apenas aos homossexuais masculinos, usuários de rogas injetáveis e prostitutas, e os programas educacionais insuficientes ou inadequados tornam a questão da prevenção às DST/aids entre a população jovem altamente preocupante. Some-se a isso o fato de o adolescente acreditar que tudo pode acontecer com os outros, menos com ele.
Justificativa:
            Sendo a via sexual uma das formas de transmissão do HIV, saber mais e corretamente a respeito da sexualidade tornou-se uma necessidade geral. Seu enfoque educativo vai além dos debates sobre práticas sexuais e comportamentos de risco, pois estimulam o repensar sobre valores, atitudes internalizadas e ações que se exteriorizam no contexto sociocultural.
Objetivo geral:
            Abordar questões sobre sexualidade, antes de se iniciar uma discussão sobre as DST/aids, torna-se uma necessidade, uma vez que os adolescentes vêm demonstrando um apelo à sexualidade em idades mais precoces, adotando práticas e/ou comportamentos que os deixam sob maior risco de infecção pelo HIV e outras DST sem se considerarem sujeitos à infecção.
Objetivos específicos:
·       Desenvolver um processo coletivo de discussão e reflexão sobre o tema;
·       Permitir coletivizar o conhecimento individual de modo que venha potencializar o conhecimento de todos;
·       Permitir desenvolver uma experiência de reflexão educativa comum;
·       Permitir a criação coletiva do conhecimento, de cuja elaboração todos participem.
Metodologia:
Aulas 1 e 2:   
            Leitura reflexiva do texto “Adolescer”.  Questionar, indagar, instigar o aluno sobre as dúvidas, indecisões, a linguagem utilizada e o porquê desses termos. Criar uma situação em que os jovens sintam-se à vontade para participarem efetivamente da aula, de forma descontraída.

                                        

                                                                    ADOLESCER
“Boneca, carrinhos...
Bonecos, aviões.
Cabeça confusa,
Responsabilidade, rebeldia,
Som, música, sexo, transa,
Diversão, namoro...
Indecisão, atração, enrolação...
Confusão, amor, paixão, medo.
Muito criança,
Muito adulto,
Muita responsabilidade,
Muito futuro em jogo...
Decisão certa, decisão errada...
Futuro perdido...
Vida perdida, vida ganha,
Pensar demais, decidir demais.
Vida jogada fora..., ou...
Vida vivida”.
 (Tatiana Britto da Silveira, 14 anos, Belém-PA, 1994)

Aulas 3 e 4: Assistir ao filme e depois seguir os seguintes pontos para discussão: 
  1. Refletir se é fácil ou não falar sobre as DST e HIV;
  2. Por que é fácil para algumas pessoas e difícil para outras?
  3. Com quem os adolescentes se sentem mais à vontade para conversar sobre o assunto?
                                        

     http://www.youtube.com/watch?v=nJiKp47oUIk
 

Aulas 5 e 6: Assistir ao documentário do Dr. Dráuzio Varella, intitulado: "AIDS, 30 Anos Depois".
  http://www.youtube.com/watch?v=Uy0qQvFxDWs  


Entregar aos  alunos um questionário a ser discutido na roda de conversa após o filme, com os seguintes tópicos:  Que situação é abordada neste documentário? Este tema é atual? Quais as características dos personagens? Você poderia ser um personagem desta história?

Aulas 7 e 8: O filme a seguir aborda alguns tipos de doenças sexualmente transmissíveis. Então, o professor precisa atentar-se para explorá-las com mais detalhes, a fim de esclarecer possíveis dúvidas dos alunos. Vejamos:

                                                                 http://www.youtube.com/watch?v=vwwYDqMp5Vk


 A culminância do projeto poderá ser através de:


Dramatizações ((peças teatrais); exposições de cartazes e materiais para a prevenção; palestras; danças; fantoches, dentre outras.

Autora do Projeto: Professora Afra de Souza Lira.
Graduada em Letras.
Pós-graduada em Língua, Linguística e Literatura.
Euclides da Cunha-BA. Em: 11/02/2013.






Nenhum comentário:

Postar um comentário