sábado, 9 de fevereiro de 2013

MINIPROJETO PARA O PRIMEIRO DIA DE AULA


MINIPROJETO PARA O PRIMEIRO DIA DE AULA

Introdução:

            Geralmente no primeiro dia de aula os alunos, pais, professores, corpo diretivo, funcionários e todos que fazem parte desse círculo, trazem dentro de si uma bagagem carregada de sonhos e esperanças. Por isso, compartilho esse projeto a fim de que toda a escola possa se envolver para recepcionar o alunado nesse dia tão especial. Vamos lá?

Justificativa: 

          Como o primeiro dia de aula é um marco inicial para o ano letivo, faz-se necessário que o alunado sinta-se à vontade para interagir com os colegas e professores, de forma dinâmica e prazerosa. Esse momento pode ser muito significativo para que a comunidade estudantil participe, no decorrer do ano letivo, de todas as atividades desenvolvidas pela escola e, assim, consiga realizar-se enquanto aprendiz. O sucesso e o desempenho acadêmico do aluno perpassam os muros da escola, motivo pelo qual os professores devem primar por uma educação de qualidade, em que o discente seja, também, o construtor do próprio conhecimento. Como diz o provérbio popular “a primeira impressão é a que fica”. Então, despertar o gosto pelos estudos, é uma tarefa que requer articulação, competência e habilidade, tanto da escola, como dos professores. Isso equivale dizer que a gestão democrática deve estar sempre em evidência, abrindo espaços para que o ensino aprendizagem aconteça de maneira eficiente e eficaz.


Objetivo geral:

          Oportunizar reflexões sobre as dinâmicas participativas incluindo o lúdico nas atividades escolares como metodologia inovadora, aguçando a curiosidade do educando para uma aprendizagem significativa.

Objetivos específicos:

·       Construir um ambiente colaborativo entre alunos, professores e demais funcionários através do desenvolvimento de valores e regras morais.
·       Promover a cooperação no ambiente escolar.
·       Criar mecanismos que possibilitem a interação e integração social.
·       Incentivar o respeito mútuo, a justiça, o diálogo e a solidariedade.
·       Fortalecer os laços de amizade entre professor/aluno e aluno/aluno.

Nível de escolaridade: Ensino Fundamental II (7ª e 8ª séries/8º e 9º anos) e Ensino Médio.
Tempo de duração: 3h e 30min
Materiais necessários:
·       Cartazes e/ou faixas com frases motivacionais;
·       Internet;
·       Computador;
·       Televisão;
·       Pendrive;
·       Mp3;
·       Caixa de som;
·       Microfone (se necessário);
·       Balões;

Como utilizar as dinâmicas:
1º - Acolhida em sala de aula: boas-vindas
2º - Aula show no pátio:

1-Coloca uma música bem legal enquanto as turmas se posicionam;

2-Apresenta a equipe escolar;

3-Dar um balão a cada participante.  Solicita para que encha o mesmo. Ao som de uma música alegre, cada um deverá jogar seu balão para cima, cuidando para que ele não caia e nem o dos colegas também;

4-Após a brincadeira, os (as) professores (as) devem refletir com os alunos sobre o cuidado com o outro e com o seu ambiente escolar;

5-Ao som de outra música, realizar a técnica do abraço: cada um deverá abraçar o colega, falar o seu nome e perguntar o que ele sentiu com aquele abraço;
  
                                        
 6-Passar o vídeo motivacional do Nick  ou outro à escolha. Logo após convidar um (a) professor (a) ou um (a) aluno (a) para que faça uma reflexão de "Como devemos nos motivar para um Projeto de Vida Vitoriosa em 2013";

7-Em seguida, para estimular, ainda mais os alunos, é viável ouvir e cantar com a turma a música"CAMPEÃO VENCEDOR". Aplaudir a todos os vencedores, campeões. (Pois assim é que serão tratados todos os participantes);

8-Caso queiram, repassem as normativas da escola ou Projetos pilotos que serão desenvolvidos ao longo do ano letivo;

9-Agradecimentos a todos os presentes.


Autora do projeto: Professora Afra de Souza Lira.
Graduada em Letras.
Pós-graduada em Língua, Linguística e Literatura.
Euclides da Cunha, 09/02/13.



Nenhum comentário:

Postar um comentário