Introdução:
Geralmente no primeiro dia de aula os alunos, pais,
professores, corpo diretivo, funcionários e todos que fazem parte desse
círculo, trazem dentro de si uma bagagem carregada de sonhos e esperanças. Por
isso, compartilho esse projeto a fim de que toda a escola possa se envolver
para recepcionar o alunado nesse dia tão especial. Vamos lá?
Justificativa:
Como o primeiro dia de aula é um marco inicial para
o ano letivo, faz-se necessário que o alunado sinta-se à vontade para interagir
com os colegas e professores, de forma dinâmica e prazerosa. Esse momento pode
ser muito significativo para que a comunidade estudantil participe, no decorrer
do ano letivo, de todas as atividades desenvolvidas pela escola e, assim, consiga
realizar-se enquanto aprendiz. O sucesso e o desempenho acadêmico do aluno
perpassam os muros da escola, motivo pelo qual os professores devem primar por
uma educação de qualidade, em que o discente seja, também, o construtor do
próprio conhecimento. Como diz o provérbio popular “a primeira impressão é a
que fica”. Então, despertar o gosto pelos estudos, é uma tarefa que requer
articulação, competência e habilidade, tanto da escola, como dos professores.
Isso equivale dizer que a gestão democrática deve estar sempre em evidência,
abrindo espaços para que o ensino aprendizagem aconteça de maneira eficiente e
eficaz.
Objetivo
geral:
Oportunizar reflexões sobre as dinâmicas
participativas incluindo o lúdico nas atividades escolares como metodologia
inovadora, aguçando a curiosidade do educando para uma aprendizagem
significativa.
Objetivos
específicos:
· Construir
um ambiente colaborativo entre alunos, professores e demais funcionários
através do desenvolvimento de valores e regras morais.
· Promover
a cooperação no ambiente escolar.
· Criar
mecanismos que possibilitem a interação e integração social.
· Incentivar
o respeito mútuo, a justiça, o diálogo e a solidariedade.
· Fortalecer
os laços de amizade entre professor/aluno e aluno/aluno.
Nível de escolaridade: Ensino
Fundamental II (7ª e 8ª séries/8º e 9º anos) e Ensino Médio.
Tempo de duração: 3h e 30min
Materiais necessários:
· Cartazes
e/ou faixas com frases motivacionais;
· Internet;
· Computador;
· Televisão;
· Pendrive;
· Mp3;
· Caixa de
som;
· Microfone
(se necessário);
· Balões;
Como utilizar as dinâmicas:
1º - Acolhida em sala
de aula: boas-vindas
2º - Aula show no pátio:
1-Coloca uma música
bem legal enquanto as turmas se posicionam;
2-Apresenta a equipe escolar;
3-Dar um balão a cada participante. Solicita para que encha o mesmo. Ao som de uma
música alegre, cada um deverá jogar seu balão para cima, cuidando para que ele
não caia e nem o dos colegas também;
4-Após a brincadeira, os (as) professores (as) devem refletir com os
alunos sobre o cuidado com o outro e com o seu ambiente escolar;
5-Ao som de outra música, realizar a técnica do abraço: cada um deverá
abraçar o colega, falar o seu nome e perguntar o que ele sentiu com aquele
abraço;
6-Passar o vídeo motivacional do Nick ou outro à escolha. Logo após convidar um (a) professor (a) ou um (a) aluno (a) para que faça uma reflexão de "Como devemos nos motivar para um Projeto de Vida Vitoriosa em 2013";
6-Passar o vídeo motivacional do Nick ou outro à escolha. Logo após convidar um (a) professor (a) ou um (a) aluno (a) para que faça uma reflexão de "Como devemos nos motivar para um Projeto de Vida Vitoriosa em 2013";
8-Caso queiram, repassem as normativas da escola ou Projetos pilotos que
serão desenvolvidos ao longo do ano letivo;
9-Agradecimentos a todos os presentes.
Autora do projeto: Professora Afra de Souza Lira.
Graduada em Letras.
Pós-graduada em Língua, Linguística e Literatura.
Euclides da Cunha, 09/02/13.
Nenhum comentário:
Postar um comentário