EDUCAÇÃO
INFANTIL: MINIPROJETO PARA O PRIMEIRO DIA DE AULA
Introdução:
Segundo a
LDB em seu artigo 29:
A
educação infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o
desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos
físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e
da comunidade. http://www.infoescola.com/educacao/educacao-infantil/
Pensando no que preconiza a Lei, precisamos
pensar também no espaço físico onde essas crianças irão aprender a dar os
primeiros passos para a aquisição de novos conhecimentos, desenvolvimento de
habilidades e competências, considerando, ainda, o meio social onde vivem e a
escola que, para muitas, é um ambiente novo, desconhecido.
É nesse
dia que os pais vão “entregar” seus filhos à escola depositando total confiança
na instituição de ensino e nos funcionários que ali trabalham. Algumas crianças
choram por se encontrarem em um local que ainda não se familiarizaram. Alguns
pais ficam angustiados, professores ansiosos etc. Nesse momento todos devem
manter a calma para que os alunos sintam-se à vontade, livres de medos e
receios.
Justificativa:
Por
conta de algumas situações que podem levar a criança a não desejar ficar na
unidade escolar (Creche), é conveniente que medidas sejam adotadas para que
aquele local seja prazeroso e desperte a atenção, promovendo o engajamento e/ou
integração social entre os alunos, através de motivações e dinâmicas
compatíveis com a faixa etária.
Objetivo geral:
Criar mecanismos que favoreçam o
bem-estar de todos que fazem parte da comunidade escolar promovendo a interação
entre os funcionários e as crianças por meio do lúdico para que se conquiste a
confiança e segurança daqueles que estão engajados nessa tarefa. Os alunos
precisam de atenção e cuidados específicos para se sentirem tranquilas.
Objetivos específicos:
· Acolher os
alunos e os pais com entusiasmo;
· Transmitir para
as crianças e a família segurança;
· Motivar os
alunos através de brincadeiras;
· Fomentar a
curiosidade das crianças.
Faixa etária: a partir de 3 anos.
Procedimentos:
1º Momento:
1.
Espalhar
cartazes com frases e gravuras atrativas de boas-vindas no pátio da escola e
depois ler as mensagens; (pode ser por turmas conduzidas pela professora).
2.
Montar
um circo com os seguintes personagens, que podem ser as professoras e demais
funcionários: (todos precisam colaborar).
* palhaços;
* mágicos;
* bailarinas;
* coreografia com bambolês coloridos.
Observação: para assistirem ao
espetáculo circense, as crianças poderão se acomodar em círculos, sentadas no
chão.
3.
Servir
o lanche, logo após o espetáculo;
4.
Mostrar
as dependências da escola;
5.
Conduzir
cada turma para sua sala de aula;
6.
Espalhar
colchonetes, tapetes ou almofadas para deitarem;
7.
Colocar
músicas infantis para relaxarem.
2º Momento:
Ainda na sala de aula e acomodados em
círculo, é a hora de fazer as devidas apresentações.
1.
A
professora começa se identificando (dizendo o nome);
2.
Pede
para que cada criança também faça o mesmo;
3.
Quando
todos se identificarem, incentivar as crianças a se abraçarem;
4.
Explorar
a sala de aula, visualizando e valorizando a ornamentação;
5.
Identificar
os elementos (varal, fichas, cartazes, lixeira etc.,) informando a finalidade
de cada um deles.
6.
Falar que todos devem conservar a sala
organizada, limpa e cuidar dos objetos.
3º Momento:
· Servir o almoço;
· Retornar para a
sala de aula;
· Assistir ao
filme “A GALINHA PINTADINHA”.
4º Momento:
· Deixar as
crianças dançarem;
· Explorar o filme
através de questionamentos;
· Falar sobre as
cores;
· Entregar material
para colorir;
· Expor no varal as
atividades com o nome de cada criança.
5º Momento:
· Hora de ir para
casa. (despedir-se das crianças com abraços e beijinhos);
· Oferecer uma
lembrancinha. (Pode ser um pirulito, um chocolate ou o que preferir).
Projeto elaborado pela Professora Afra
de Souza Lira. Euclides da Cunha-BA. 14/02/13.
Nenhum comentário:
Postar um comentário