quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

EDUCAÇÃO INFANTIL: MINIPROJETO PARA O PRIMEIRO DIA DE AULA



EDUCAÇÃO INFANTIL: MINIPROJETO PARA O PRIMEIRO DIA DE AULA

Introdução:   
Segundo a LDB em seu artigo 29:
A educação infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. http://www.infoescola.com/educacao/educacao-infantil/
 Pensando no que preconiza a Lei, precisamos pensar também no espaço físico onde essas crianças irão aprender a dar os primeiros passos para a aquisição de novos conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e competências, considerando, ainda, o meio social onde vivem e a escola que, para muitas, é um ambiente novo, desconhecido.
É nesse dia que os pais vão “entregar” seus filhos à escola depositando total confiança na instituição de ensino e nos funcionários que ali trabalham. Algumas crianças choram por se encontrarem em um local que ainda não se familiarizaram. Alguns pais ficam angustiados, professores ansiosos etc. Nesse momento todos devem manter a calma para que os alunos sintam-se à vontade, livres de medos e receios.
Justificativa:
Por conta de algumas situações que podem levar a criança a não desejar ficar na unidade escolar (Creche), é conveniente que medidas sejam adotadas para que aquele local seja prazeroso e desperte a atenção, promovendo o engajamento e/ou integração social entre os alunos, através de motivações e dinâmicas compatíveis com a faixa etária.
Objetivo geral:
            Criar mecanismos que favoreçam o bem-estar de todos que fazem parte da comunidade escolar promovendo a interação entre os funcionários e as crianças por meio do lúdico para que se conquiste a confiança e segurança daqueles que estão engajados nessa tarefa. Os alunos precisam de atenção e cuidados específicos para se sentirem tranquilas.
Objetivos específicos:
·       Acolher os alunos e os pais com entusiasmo;
·       Transmitir para as crianças e a família segurança;
·       Motivar os alunos através de brincadeiras;
·       Fomentar a curiosidade das crianças.
Faixa etária: a partir de 3 anos.
Procedimentos:
1º Momento:
1.     Espalhar cartazes com frases e gravuras atrativas de boas-vindas no pátio da escola e depois ler as mensagens; (pode ser por turmas conduzidas pela professora).
2.     Montar um circo com os seguintes personagens, que podem ser as professoras e demais funcionários: (todos precisam colaborar).

* palhaços;
* mágicos;
* bailarinas;
* coreografia com bambolês coloridos.

Observação: para assistirem ao espetáculo circense, as crianças poderão se acomodar em círculos, sentadas no chão.
3.     Servir o lanche, logo após o espetáculo;
4.     Mostrar as dependências da escola;
5.     Conduzir cada turma para sua sala de aula;
6.     Espalhar colchonetes, tapetes ou almofadas para deitarem;
7.     Colocar músicas infantis para relaxarem.

        


2º Momento:
         Ainda na sala de aula e acomodados em círculo, é a hora de fazer as devidas apresentações.
1.     A professora começa se identificando (dizendo o nome);
2.     Pede para que cada criança também faça o mesmo;
3.     Quando todos se identificarem, incentivar as crianças a se abraçarem;
4.     Explorar a sala de aula, visualizando e valorizando a ornamentação;
5.     Identificar os elementos (varal, fichas, cartazes, lixeira etc.,) informando a finalidade de cada um deles.
6.      Falar que todos devem conservar a sala organizada, limpa e cuidar dos objetos.
3º Momento:

·       Servir o almoço;
·       Retornar para a sala de aula;
·       Assistir ao filme “A GALINHA PINTADINHA”.

      


4º Momento:    
·       Deixar as crianças dançarem;
·       Explorar o filme através de questionamentos;
·       Falar sobre as cores;
·       Entregar material para colorir;
·       Expor no varal as atividades com o nome de cada criança.
5º Momento:
·       Hora de ir para casa. (despedir-se das crianças com abraços e beijinhos);
·       Oferecer uma lembrancinha. (Pode ser um pirulito, um chocolate ou o que preferir).
Projeto elaborado pela Professora Afra de Souza Lira. Euclides da Cunha-BA. 14/02/13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário