terça-feira, 26 de novembro de 2013

A RAINHA DE SABÁ

A RAINHA DE SABÁ
Texto base: 1 Reis 10:1-13 (Observação: o mesmo texto encontra-se em 2 Crônicas 9:1-12)
10 A rainha de Sabá ouviu falar da fama de Salomão e foi até Jerusalém a fim de pô-lo à prova com perguntas difíceis. 2 Ela chegou com um grande grupo de servidores e também com camelos carregados de especiarias, pedras preciosas e uma grande quantidade de ouro. Quando se encontrou com Salomão, ela lhe fez todas as perguntas que pôde imaginar. 3 Ele respondeu a todas; não houve nenhuma que fosse difícil demais para ele responder. 4 A rainha de Sabá ouviu a sabedoria de Salomão e viu o palácio que ele havia construído. 5 Ela viu a comida que era servida na mesa dele, viu os apartamentos dos seus altos funcionários, a organização do pessoal que trabalhava no palácio e os uniformes que eles usavam. Viu os empregados que o serviam nas festas e os sacrifícios que ele oferecia no Templo. Isso tudo a deixou de boca aberta e muito admirada. 6 Então ela disse ao rei Salomão:
- Tudo aquilo que eu ouvi no meu país a respeito de você e de sua sabedoria e, de fato, verdade. 7 Porém eu não pude acreditar até que vim e vi com os meus próprios olhos. Acontece que não tinham me contado nem a metade. A sua sabedoria e a sua riqueza são muito maiores do que ouvi dizer. 8 Como são felizes as suas esposas! Que sorte têm os seus servidores, que estão sempre ao seu lado e têm o privilégio de ouvir os seus sábios provérbios! 9 Bendito seja o SENHOR, seu Deus, que ficou tão contente com você, que o tornou rei de Israel! O amor dele por Israel é eterno; por isso, ele o tornou rei de Israel, para que você possa manter a lei e a justiça. 10 Ela entregou ao rei os presentes que havia trazido: mais de quatro mil quilos de ouro e uma grande quantidade de especiarias e pedras preciosas. Nunca mais veio uma quantidade tão grande de especiarias como a que a rainha de Sabá deu a Salomão. 11 (Os navios de Hirão, que haviam trazido ouro da terra de Ofir, também trouxeram de lá uma grande quantidade de madeira de sândalos e pedras preciosas. 12 Salomão usou a madeira para fazer corrimãos para o Templo e para o palácio e também fez harpas e liras para os músicos. Foi a primeira vez que se viu essa madeira em Israel, e até hoje nunca mais se viu ali madeira igual àquela). 13 o rei Salomão deu à rainha de Sabá tudo o que ela quis e pediu, além de todos os outros presentes de costume. Então a rainha e os seus servidores voltaram para Sabá, a sua terra.
Comentários:
A fama do rei Salomão havia se espalhado pelo mundo inteiro e a rainha de Sabá veio pôr à prova a sabedoria dele. A Bíblia Sagrada nos diz: “Provai e vede que o SENHOR é bom”. Isso equivale dizer que não é provar através de troca de “favores” ou bênçãos. Não é, simplesmente, fazer um “teste” com Deus. É, sobretudo, experimentar a essência do seu amor. Quem se apaixona por Deus, não quer sair de sua presença porque experimenta o melhor da vida. Só há comunhão com Deus quando o espírito do homem está interligado ao Espírito de Deus.
Sabá ficava na região sudoeste da península arábica (península= região cercada de água por todos os lados, menos um lado, que é terra). A viagem durou 75 dias, andando cerca de 30 quilômetros por dia. A distância entre Sabá e Jerusalém era de 2 mil quilômetros. Nesse percurso, foram utilizados camelos como meio de transporte, por serem animais resistentes à seca. Eles bebem por vez 100 litros de água e podem passa até três semanas sem ingerir água.
A Bíblia Sagrada nos informa que a rainha era muito observadora e curiosa. Viu toda a organização que havia no palácio de Salomão e se agradou de tudo. Examinando as Escrituras, não consta o seu nome, as suas características físicas, mas sabemos que ela ficou maravilhada com tudo o que ouviu do rei Salomão, a ponto de desmaiar; “ficou como fora de si” (2 Crônicas 4).
Podemos imaginar, à luz das Escrituras, que a rainha tinha uma beleza interior e que procurou Salomão para adquirir sabedoria. Ela não mediu esforços quando decidiu realizar essa viagem tão longa. Como é sabido, naquela época ainda não havia aviões tendo como únicos meios de transporte camelos e jumentos. Como morava em uma península, não teria como realizar a viagem através de embarcações porque a localidade não dava acesso a Jerusalém. Mas, mesmo assim, nada impediu que a rainha fosse à busca da “Sabedoria”.
A rainha confessou ao rei Salomão:
- “Tudo aquilo que ouvi no meu país a respeito de você e da sua sabedoria e, de fato, verdade. Porém eu não pude acreditar até que vim e vi com os meus próprios olhos. Acontece que não tinham me contado nem a metade.”
Fica evidenciado que a rainha de Sabá é um exemplo de mulher guerreira, forte, corajosa... É desse modelo de pessoa que a Igreja precisa: pessoas que sejam atuantes na obra do SENHOR; pessoas diligentes que busquem sabedoria para expandir o Evangelho com boa vontade. Naquela época ainda não havia nenhum meio de comunicação. As notícias circulavam através dos viajantes que viam e divulgavam por onde passavam. A rainha afirma que “ouviu falar” e resolve viaja para ter certeza de que Salomão era, realmente, o que o povo falava. Ela viu que ele era tudo aquilo e muito mais.
Podemos imaginar aquela caravana enfrentando situações de risco no percurso da longa jornada até chegar a Jerusalém. Poderia sofrer ataques de animais, salteadores, inimigos que guerreavam de tempos em tempos e até mesmo algum fenômeno da natureza.
Vários pensamentos devem se passado pela mente da rainha sobre Israel. País desconhecido, seus costumes, tradições, crenças e tantas outras coisas. Mas, o maior pensamento centralizava-se na figura de Salomão e de sua sabedoria. Quando ela mesma afirmou que precisou ver para crer, não faz essa declaração como aconteceu com o apóstolo Tomé, por ocasião da aparição de Jesus, após a sua ressurreição. Tomé expressa sua incredulidade no livro de João 20:25 a 29. A rainha deixa claro que sua ida a Jerusalém era, justamente, para conhecer e ter um contato maior com Salomão e aprender seus ensinamentos que são a base para a sabedoria. Evidencia que ela pretendia aplicar aqueles ensinamentos em seu país, conforme diz o Salmo 33:12 “Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor.”
Percebemos que a rainha de Sabá, ainda exalta e enaltece o Deus de Israel reconhecendo sua soberania. O Salmo 96:3 diz: “Anunciai entre as nações a sua glória; entre todos os povos, as suas maravilhas”. O salmista convida toda a terra e nações para louvar ao SENHOR. A rainha ouviu falar sobre a sabedoria de Salomão que já havia se espalhado por várias nações. Destemida e determinada, ela toma atitudes de uma mulher virtuosa e verdadeira cristã.
Jó 42: 5 diz para Deus: “Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos.” Com a rainha de Sabá aconteceu praticamente a mesma coisa: ela ouviu falar sobre Salomão e foi ao encontro dele com o desejo de aprender o que ainda não sabia. Ela ficou face a face com ele, que respondeu tudo quanto a rainha quis saber. Assim deve acontecer com um cristão, com a Igreja: buscar o Senhor enquanto se pode achar; ter sabedoria para aprender a Palavra porque ela é luz para os nossos pés e lâmpada para o nosso caminho.
Precisamos conhecer a Deus; discernir os seus propósitos para nossas vidas; tomar posse das bênçãos; disponibilizar de tempo para ler a Bíblia Sagrada; ter coragem para enfrentar as adversidades; meditar e refletir sobre a Palavra; procurar corrigir nossas falhas; retirar de nossa mente os maus pensamentos; ter maior comunhão com Deus; ajudar aos necessitados; ter bom ânimo para não perder a Terra Prometida; não sentir preguiça e prosseguir em frente lembrando sempre que Jesus é a ponte que nos interliga ao Pai.
A rainha de Sabá agiu com sabedoria e não como uma pessoa tola. Por que ela procurou Salomão? Com que propósito? O que a fez viajar 2 mil quilômetros em um meio de transporte tão precário? Por que em seu coração procurava ensinamentos? A resposta é simples: ela queria conhecer não somente Salomão, mas, também, ver a glória do Deus Altíssimo a quem o rei servia.
O que essa mulher representa para nós cristãos e para a Igreja?
Ø  Ordem;
Ø  Disciplina;
Ø  Vontade de conhecer os ensinamentos das Escrituras Sagradas;
Ø  Ânimo;
Ø  Disposição;
Ø  Querer cumprir o que determina o Senhor;
Ø  Sair do comodismo;
Ø  Ultrapassar fronteiras em busca de aprendizagem;
Ø  Correr atrás dos ideais;
Ø  Ter perseverança;
Ø  Não temer;
Ø  Não se deixar influenciar por falsas doutrinas;
Ø  Compreender os planos de Deus para aqueles que Ele escolheu;
Ø  Aprender a superar as barreiras, tomando como referência a Bíblia Sagrada.
Essa atitude agradou a Deus. O próprio Jesus Cristo afirma: A rainha do Sul se levantará no Dia do Juízo com esta geração e a dominará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que está aqui quem é mais do que Salomão. (Mateus 12:42).
Jesus usa essas palavras para nos fazer entender que a rainha de Sabá vai se levantar para acusar o povo, inclusive de Nínive. Ela veio de muito longe para ouvir os sábios ensinamentos de Salomão. Mas parece que os mestres da lei e os fariseus continuam pondo Jesus à prova sobre os milagres que por Ele eram realizados. Então, Jesus toma como exemplo a rainha de Sabá, Salomão e Ele mesmo. Salomão era sábio, mas Jesus o supera em tudo e todas as coisas. Por isso podemos dizer que com Cristo seremos mais do que vencedores.
Amém!

Referências:

BÍBLIA DE ESTUDO NTLH. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2012.
BÍBLIA SAGRADA. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Corrigida. Ed. 1995. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2004.
Google. Wikipédia. Acesso em 11.11.13

Comentários:
Afra de Souza Lira.
Graduada em Letras; Pós-graduada em Língua, Linguística e Literatura.
Euclides da Cunha-BA. Em 19.11.2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário