domingo, 21 de outubro de 2012

DISSERTAÇÃO SOBRE A SECA


DISSERTAÇÃO
TEMA: A SECA NA REGIÃO NORDESTE

            A seca é um fenômeno que ocorre em determinadas regiões do nordeste brasileiro e se concentra numa área conhecida como Polígono da Seca. Esse problema está associado a vários fatores como, por exemplo, a circulação dos ventos; a vegetação característica, no caso a caatinga; a topografia; o desmatamento na Zona da Mata que também contribui para o aumento da temperatura. Com isso, as aguadas e os rios que, na maioria são temporários, secam tornando a situação insustentável.
            Segundo reportagens exibidas pelos telejornais, esta é a pior seca dos últimos 30 anos. Portanto, devido ao longo período de estiagem, não foi possível plantar os produtos de subsistência. Assim, a fome se propagou aumentando ainda mais a pobreza dos habitantes provocando o êxodo rural de muitas famílias para os centros urbanos em busca de melhores condições de vida.         
            Por conta dessa situação, algumas famílias são obrigadas a venderem aos fazendeiros, por um preço abaixo do mercado, os pequenos rebanhos para que não os vejam dizimados pela fome. Outras ficam a mercê da própria sorte esperando por dias melhores.
            No entanto, vale frisar que há várias décadas o Governo Federal criou o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DENOCS), mas nem todas as regiões foram contempladas. Portanto, atualmente o que se vê são medidas provisórias inseridas nesse contexto como emergenciais. A título de exemplo é cabível citar o racionamento de água, bem como os carros pipa que são utilizados na tentativa de amenizar esse quadro crítico que os nordestinos estão enfrentando. Pode-se considerar, ainda, um agravante que, de acordo com a meteorologia, não há previsão de chuvas para os próximos dias nessas regiões afetadas pela seca.
           
           
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário