A ESTRELA CADENTE
Numa noite de lua cheia, nós brincávamos na pracinha, defronte de nossas casas. Estávamos tão envolvidos que não observamos a beleza do céu.
Brincávamos de pega-pega. Corríamos entre as plantas, pulávamos sobre os bancos e era uma algazarra geral. Nossas camisas já estavam molhadas de suor. Parecia que tínhamos acabado de tomar uma boa chuveirada.
De repente, eis que aparece uma estrela cadente rasgando o céu com sua cauda incandescente, deixando um rastro de luz. Paramos atônitos diante daquele esplendor. Foi um fenômeno tão lindo que mexeu com todos nós.
Decidimos parar com a brincadeira de corre-corre. Sentamos em um dos bancos, olhamos para o céu e passamos a contemplá-lo atenciosamente. Carlinhos falou sobre a Via Láctea; eu apontei para o Cruzeiro do Sul; Jorginho nos mostrou as Três Marias e Gabriel nos contou que, segundo sua mãe, quando virmos uma estrela cadente, devemos fazer três pedidos que eles serão realizados.
Ficamos ali sentados por mais algum tempo admirando o brilho colorido das estrelas e a imponência da lua cheia. Aproveitamos para falar sobre o que aprendemos na escola: que a Lua é o satélite da Terra e que as estrelas são redondas, possuem luz própria e que não podemos vê-las durante o dia, porque elas são ofuscadas pelo brilho do Sol. Lembramos também que o Sol é uma estrela de quinta grandeza e ficamos a pensar: qual será a estrela de primeira grandeza?
A conversa estava ficando cada vez mais agradável porque cada um falava o que sabia sobre os astros. Foi, então, que mamãe me chamou para dormir. Eu estava sem sono. Tomei banho, escovei os dentes, vesti o pijama e fui para o quarto. Apaguei a luz e, através da janela, continuei a apreciar a beleza daquela noite enluarada.
Autora do texto: Professora Afra de Souza Lira
Euclides da Cunha-BA. 17/07/2012.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
· Leitura comentada;
· Uso do dicionário;
· Interpretação do texto; (elaborar a interpretação de acordo com a série/ano do aluno)
· Disciplinas que poderão ser trabalhadas:
1. Geografia: Os astros.
2. Português: substantivos; artigos, adjetivos; modos e tempos verbais; palavras compostas.
3. Matemática: números ordinais.
4. Ciências: hábitos de higiene.
5. Educação Física: brincar de corre-corre.
Procedimentos para a brincadeira:
a) Dividir a turma em duas equipes;
b) Delimitar, na área de lazer, a distância a ser percorrida;
c) Formar quartetos para a corrida; (2 alunos de cada equipe)
d) Os corredores que chegarem por último, serão eliminados;
e) Os vencedores disputarão entre si, uma nova corrida;
f) Após as eliminações, vencerá apenas uma dupla;
g) Para dinamizar a brincadeira, poderá formar torcida com os eliminados;
h) E, finalmente, oferecer a todos um “prêmio” pela participação. Como por exemplo: bombons, pirulitos etc.
PROFESSOR (A):
COMO VOCÊ PODE VER, APRESENTO UMA GAMA DE SUGESTÕES PARA FOMENTAR SUAS AULAS. FAÇA AS MUDANÇAS NECESSÁRIAS, ADAPTANDO-AS CONFORME O GRAU DE ESCOLARIDADE E FAIXA ETÁRIA DA TURMA.
MUITO SUCESSO E BOA SORTE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário