quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

AMAR





AMAR
            AMAR – palavra oriunda do latim. Verbo transitivo direto preposicionado, da primeira conjugação. Está presente em nosso vocabulário com muita frequência, quer seja no ambiente familiar ou social. Entretanto, tornou-se banalizada; perdeu sua verdadeira essência. Por que isso aconteceu? Muito simples: AMAR de verdade, hoje em dia, é um sentimento que poucas pessoas ainda conseguem preservar. Se não fosse assim, seria substituído “o eu” por “nós”; banido o egoísmo, a cobiça que povoam a mente dos insensatos; o pensamento seria reciclado; as palavras mensuradas para não magoarem ao próximo.
            AMAR requer paciência como a paisagem que, lentamente é modificada pela ação da natureza; é “lapidada” com esmero até que se chegue a sublimes formatos sem que o homem interceda para negar-lhe ou tirar-lhe o desejo de um afago, um beijo. Os bilhões de anos se encarregaram de fazer essa proeza nos entrelace nas nuances da prática do verbo AMAR.
            AMAR faz bem ao coração, ao corpo, ao espírito. Conjugar o verbo AMAR é tão simples! Tão fácil! Mas refletir sobre o seu real significado, por vezes, para algumas pessoas é muito complicado porque a conjugação não tem aquela eloquência quando, de fato, é conjugado com a força do coração. São apenas 04 (quatro) letrinhas, mas para que se possa chegar à plenitude precisa perpassar o egoísmo inesgotável que se enraizou e se solidificou na indiferença preponderante da razão que sobrepõe à emoção.
            AMAR não deve ser jogado de qualquer jeito em um barco à deriva, sem rumo, sem direção. Não deve se mesclar com tempestades de palavras impetuosas. Por isso, AMAR precisa ser, acima de tudo, uma porta aberta que dê acesso ao coração, até porque como da mesma fonte nunca jorra água doce e salgada ao mesmo tempo, AMAR e magoar não podem trilar o mesmo caminho.  Assim, a força do verbo AMAR é indelével.
            A gravura se caracteriza como uma ilustração do cenário para embasar esse texto e, sobremaneira, servir como exemplo de vida para a humanidade. Nas entrelinhas denota-se a conotação de um indivíduo que, inconsequentemente, faz uso do poder para menosprezar com palavras insanas pessoas do seu círculo de relacionamento, externando seus sentimentos “doentios”.  Vivenciando a amargura da dor expressa pela humilhação, foi tomado como referência o ícone da natureza simbolizando a expressão e extensão do verbo AMAR.
Tarefa: discutir o texto dentro do contexto acerca do verbo, considerando as atitudes emocionais dos fatos evidenciados.
Autora do texto: Professora Afra de Souza Lira.
Graduada em Letras.
Pós-graduada em Língua, Linguística e Literatura.
Euclides da Cunha-BA. Em 27/02/2013.
  DEIXE SEU COMENTÁRIO.